<bibliografia>
Guia, p. 63: MARINHO, Raul. Prática na Teoria: aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 226-227: “A ideia é disputar quem é o mais ‘valente’, numa competição automobilística potencialmente mortal. Os jogadores se posicionam em uma estrada, um contra o outro, o que significa que eles deverão se chocar se ninguém desviar. Ocorre que desviar significa perder o jogo (ser medroso, ou chicken). (…) Existe uma maneira supostamente segura de ganhar o jogo: ‘Se eu, motorista A, conseguir convencer o meu oponente (motorista B) de que não teria como desviar mesmo se quisesse, o motorista B teria somente duas alternativas: a) manter-se na rota, e bater de frente comigo (o que significa que ambos morreriam); ou b) desviar da rota e, simplesmente, perder o jogo. Como sei que o motorista B prefere perder o jogo a morrer, posso ganhar o jogo sinalizando que é impossível desviar – por exemplo, removendo o volante do carro e mostrando para o outro motorista que meu carro está impossibilitado de desviar”